Arroz


Arroz (6 pessoas)

Ingredientes: 2 xicaras de chá de arroz, 3 colheres de sopa de óleo ou de manteiga, 1 colher de chá de sal grosso, 4 xicaras de chá de água a ferver.

Preparação:
1. Meça a quantidade de arroz com a xicara, e deite num recipiente (tigela, prato, etc.). Escolha o arroz, ou seja, elimine pequenas pedras, grãos escuros, cascas e outras impurezas. Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou numa tigela e lave-o várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente. Escorra-o muito bem e deixe secar um pouco, antes de prepará-lo.
2. Leve uma panela com a água ao fogo e deixe-a aquecer até ferver. Junte o óleo ou a manteiga e, quando voltar a ferver, junte o arroz lavado. Mexa apenas ligeiramente até que a água volte a ferver, para que o arroz não pegue ao fundo da panela.
3. Junte o sal e tape a panela (não totalmente).
4. Deixe ferver até que a água desapareça. Quando o arroz está seco, faz alguns "furinhos" na superfície. Em todo caso, com um garfo, afaste os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tape a panela e deixe descansar por uns 10 minutos até servir.

Nota:
- Pode introduzir variações a esta receita, nomeadamente: quando estiver quase seco, junte salsa ou coentros e deixe acabar de cozinhar; ou junte uma colher de sopa de polpa de tomate; ou junte um cubo de caldo de galinha; ou junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor e tonalidade diferentes.

S.O.S. - se o arroz queimar, retire a parte superior com a ajuda de uma colher, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo. E não se preocupe nem pense em desistir - acontece a TODOS!

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios