As suas preocupações acabaram




Nào se preocupe. Aqui vão algumas dicas para problemas diários que acontecem.
Servem para você não passar vergonha e economizar alguns tostões

CAMARÃO FRESCO:

Os camarões são frescos quando se encontram inteiros, possuem cor cinzenta ou rosada (de acordo com a variedade do camarão) e a carne rija.
Os estragados têm casca avermelhada ou preta, cabeças soltas e a carne frouxa.

ALHO:
Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

ÓLEO DE FRITURA:
Para que o óleo fique limpo por mais tempo, coloque uma folha de cortiça no fundo da panela ou frigideira durante a fritura, a cortiça irá absorver a sujeira de fritura e manterá o óleo limpo por muito mais tempo.

BABA DO QUIABO:
Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

OVOS:
Ainda é possível cozinhar um ovo quebrado adicionando uma colher de sopa de vinagre na água fervendo. O vinagre evitará que a clara escape.

BOLO QUEIMADO:
Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

SUSPIRO:
Faça um suspiro mais macio adicionando vinagre às claras dos ovos antes de bater. Para cada 3 claras de ovos da receita, adicione 1/2 colher de chá de vinagre.

CENOURAS E AIPOS:
Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Depois escorra e seque levemente.

BATATA FRITA MACIA POR DENTRO E CROCANTE POR FORA:
Faça uma pré fritura, deixe esfriar e depois congele, após congelada, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

BATATA FRITA SEQUINHA:
Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

CHEIRO DE FRITURA:
Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

COUVE-FLOR:
Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

FRUTOS DO MAR:
Antes de guardá-los na geladeira limpe-os e embale-os em filme plástico. Consuma-os em dois dias, no máximo.

BISCOITO GRUDADO:
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.

DESCONGELAMENTO DA CARNE EM PEDAÇOS:
Para descongelar carne em pedaços inteiros coloque-a embrulhada, numa vasilha com água. Coloque sal na água e no pacote e tampe por uma hora.

DESCONGELAMENTO DE CARNE E PEIXES:
Uma boa dica é deixar o congelado em uma bacia e direcionar um ventilador, o vento gerado pelo ventilador fará a troca térmica com o congelado de maneira mais rápida, descongelando o produto sem alterar seu sabor.

DESCONGELAMENTO DE AVES:
Para o descongelamento de aves o ideal é leva-las ao refrigerador no dia anterior em sua embalagem original.

FERMENTO EM PÓ:
Para saber se o fermento em pó está bem fresquinho e pronto para usar, coloque em meio copo d'água fria uma colher (rasa) de chá de fermento. Misture e aguarde. Se começar a efervecer é sinal que está ótimo. Caso contrário, não utilize pois sua receita não vai ter sucesso!

UNTAR ASSADEIRA:
Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

LIMPEZA DE FRITURA:
Na hora da limpeza de panelas, utensílios e fogão, sujos com gordura, acrescente ao detergente gotas de vinagre, além de ajudar na limpeza, o vinagre é ótimo para eliminar o cheiro da gordura.

DESCONGELAMENTO DA CARNE MOÍDA:
Para apressar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descongelamento.

BANANA FRITA:
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.

FARINHA DE TRIGO:
Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos.

FRANGO EMPANADO:
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

FRITURA:
Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.

POLENTA:
Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).

ESPONJA DE AÇO:
Para conservar a sua esponja de aço por muito mais tempo, deixe-a em um recipiente com água e detergente, a esponja mergulhada não tem a mesma oxidação que teria se estivesse em contato com o ar e o detergente mantem a integridade da solução por muito mais tempo.

MACARRÃO MAIS SOLTO:
Na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de óleo na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho

FRUTAS OXIDADAS:
Para evitar que as frutas que vai usar em sucos ou saladas de fruta fiquem escuras após serem cortadas, decorrente da oxidação, adicione umas gotas de suco de limão.

COBERTURA DE BOLO:
Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

CEBOLA:
Para guardar uma cebola já cortada na geladeira sem que ela resseque, unte com manteiga a parte que fica em contato com o ar. Assim a cebola ficará suculenta por muito mais tempo.

FATIA DE MAMÃO:
Uma boa fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.

MEL:
Se tem mel cristalizado e quer colocá-lo com uma consistência normal, mergulhe o frasco em água quente ou coloque no fogo em banho-maria.

OVO GELADO:
Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.

OVOS:
Para que o ovo não grude no fundo da frigideira, salpique um pouquinho de sal no óleo ou na manteiga, na hora de fritar.

CENOURA:
A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

PÃES E ROSCAS:
Para saber se o pão ou rosca já estão devidamente crescidos, coloca-se uma bolinha da massa em um copo de água fria. Quando a bolinha subir à tona, está na hora de assar o pão ou rosca.

RASPAS DE LIMÃO E LARANJA:
Congele as frutas e, na hora de utilizá-la rale a quantidade pedida pela receita

SOPA DE CARNE:
Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda ,para tirar o excesso de gordura do caldo.

TOMATES CONGELADOS:
Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios