Utensilios básicos

Antes de começar a cozinhar, é necessário que se saiba o que tem que compor uma cozinha.
Claro além do fogão é necessário se comprar instrumentos básicos. Sem eles não dá para começar
a fazer suas comidas. Nem as básicas.

Nos dias de hoje há aparelhos e utensílios de cozinha praticamente para tudo. Porém, nem todos os utensílios que fazem parte da parafernália que encontramos habitualmente nas prateleiras das superfícies comerciais, e que tanta confusão fazem à maioria das pessoas, tem grande aplicação prática.
Por isso, o Cozinha para machos seleccionou alguns dos utensílios mais importantes, para que possa equipar a sua cozinha com o mínimo indispensável para a preparação dos pratos culinários mais comuns. Na tabela, os utensílios estão organizados por grau de utilidade, como se segue:

* - Substituível
** - Útil
*** - Imprescindível

Recipientes de Fogão

- Tachos ***
Recipientes com duas pegas laterais, com tampa, normalmente de metal, de esmalte ou em ferro fundido. As capacidades de tachos indispensáveis numa cozinha normal são de 2, 5 l e de 3,5 l.
- Caçarolas ***
Recipientes com um cabo, com ou sem tampa, normalmente de metal, de esmalte ou em ferro fundido. As capacidades de caçarolas indispensáveis numa cozinha normal são de 2 l e de 3 l.
- Panelas ***
Recipientes mais altos do que os tachos, com tampa, normalmente de metal, de esmalte, barro ou em ferro fundido.
- Frigideiras ***
Em vários tamanhos, como e sem tampa, servem para fazer frituras, refogados, fritar bifes, peixes, etc. As frigideiras especiais para ovos costumam ser mais pequenas, ter os lados inclinados e ser revestidas com uma camada anti-aderente.
- Grelhador **
Placas normalmente quadradas ou rectangulares, com cabo e fundo ligeiramente ondulado, que servem para grelhar peixe ou carne.
- Fritadeira de rede **
Recipiente fundo, normalmente de metal ou de esmalte, próprio para frituras, pois possui uma rede (também ela funda), cujas pegas se encaixam nas pegas do recipiente. Os alimentos a fritar são colocados na rede, que encaixa no recipiente, onde é colocado o óleo. Depois de fritos, os alimentos escorrem o óleo em excesso através da rede, que encaixa nas pegas do recipiente.

Utensílios de Forno

- Assadeiras **
Rectangulares e com 2 abas laterais, as assadeiras são normalmente usadas para assar frango, carne e outros pratos de forno. O material de que é feito pode variar enormemente, podendo ser de alumínio, aço inox, vidro refractário ou de um qualquer material anti-aderente.
- Jogos de "pirex" ***
Normalmente designados pelo genérico pirex, estes recipientes de vidro refractário são muito úteis para ir ao forno e microondas, substituindo assadeiras e panelas que, pelas suas características, não se prestam a tais utilizações. Existem inúmeros tipos de formas e recipientes de vidro refractário, vulgo pirex. Sugerimos alguns básicos: 1 redondo fundo, com capacidade para aproximadamente 2,5 l, 1 assadeira grande, rectangular ou oval, e 1 assadeira pequena. Também há tarteiras, de 20 a 25 cm de diâmetro.
- Tabuleiro para o forno **
Com uma enorme variedade de utilizações, os tabuleiros são quadrados e têm lados baixos. Servem, muitas vezes, para cozer bolinhos, bolachas e para fazer a massa das tortas.
- Forma de tarte **
Redonda, com os lados baixos (podendo ser ou não canelados). Serve para fazer tartes, quiches, empadas, etc. mais normal é entre 20 e 25 cm de diâmetro.
- Formas tartes de fundo solto *
Forma redonda, de lados baixos, em que o fundo encaixa no aro. Ao empurrar por baixo, ficamos apenas com o fundo, desprendendo-se o aro. Serve para fazer tartes, quiches, cheesecakes, etc.
- Forma de bolo ***
Forma redonda ou rectangular, de lados altos, própria para fazer bolos. O material de que é feito pode variar enormemente, podendo ser de alumínio, aço inox, vidro refractário ou de um qualquer material anti-aderente.
- Forma de bolo inglês *
De forma rectangular estreita e alta, esta forma serve para fazer bolo inglês e alguns pães.
- Forma de buraco **
Redonda, mais ou menos funda, e com um buraco no centro. Esta forma é especialmente utilizada para fazer bolos de claras e pudins.

Facas e Utensílios de Corte

- Jogos de facas ***
Conjunto de facas que deve incluir pelo menos:
- 1 com lâmina de 25 a 30 cm de comprimento
- 1 com lâmina de 15 a 20 cm
- 1 com lâmina de 7 a 10 cm
Adicionalmente, o conjunto poderá incluir uma faca de desossar (pequena, com lâmina estreita e comprida), assim como uma fraca de trinchar (cabo e lâmina grandes e direitos), própria para cortar carnes assadas, etc. As lâminas podem ou não ter serrilha, embora este pormenor determine uma diferente utilização. As facas com serrilha não servem para descascar legumes, mas são imprescindíveis para o corte de carnes e peixes.
- Faca de pão **
Faca comprida, com serrilha, própria para cortar o pão, dada a dimensão da lâmina
- Tesoura de cozinha ***
Tesoura própria para alimentos, que pode ser em aço inox ou em plástico resistente com lâmina de aço inox Existem vários tipos de tesoura de cozinha, desde as mais simples (recomendadas) até tesouras com formatos próprios para corte de aves, peixe ou mariscos.
- Descascador de legumes **
Utensílio próprio para descascar legumes como batatas e cenouras. Prático pois corta a casca muito fina, impedindo desperdícios. Existe em vários formatos.
- Cortador de ovos *
Utensílio, de metal ou plástico, próprio para cortar, de uma só vez, um ovo cozido em rodelas.
- Corta massas e carretilhas *
Utensílios próprios para cortar massas para pasteis, rissóis, pastas, etc.

Colheres, Espátulas e Cia

- Colheres de pau ***
Indispensáveis, deve ter pelo menos 3, com cabos de tamanhos diferentes. Deve ter colheres de pau separadas para doces e salgados. Uma boa hipótese é pintar ou envernizar as pontas dos cabos.
- Garfo de madeira *
Semelhante a uma colher de pau, mas com forma de garfo. Indispensável para mexer o arroz durante a cozedura, pois evita que empape.
- Rolo de Massa **
Normalmente de madeira, é utilizado para estender massas.
- Colher grande **
Também chamada colher para regar assados, é maior do que as colheres normais. Faz normalmente parte dos conjuntos de parede, que incluem também concha, escumadeira, espátula de peixe e vara de arames.
- Concha ***
Serve para servir líquidos e sopas. Faz normalmente parte dos conjuntos de parede.
- Escumadeira ***
Espécie de concha de sopa, plana e cheia de furinhos, usada para retirar alimentos que foram fritos ou cozidos, permitindo escorrer o alimento. Faz normalmente parte dos conjuntos de parede.
- Espátula de metal **
Espátula, normalmente de metal ou de madeira, que serve tanto para barrar alimentos, como para os transportar e descolar dos recipientes onde foram cozinhados. Faz normalmente parte dos conjuntos de parede.
- Espátula de borracha **
Também conhecido como "rapa-tudo", este utensílio serve para rapar os restos de massas de bolos e de inúmeros preparados líquidos que com uma colher normal não conseguem aproveitar.
- Espátula de peixe *
Serve para servir ou virar peixes durante a sua preparação, impedindo que se partam ou desfaçam. Faz normalmente parte dos conjuntos de parede.
- Martelo de cozinha *
Serve para bater alimentos como bifes, tornando-os mas macios. Os martelos têm, por vezes, uma dupla face, ou seja, de um lado servem para bater, e do outro assemelham-se a um machado, que serve para cortar peças de carne com osso, por exemplo.
- Vara de Arames **
Serve para bater claras em castelo, ovos e natas manualmente, bem como para desfazer grumos que se formem na preparação de molhos.
- Pinça *
Semelhante a uma tesoura grande mas com as pontas redondas e espalmadas, serve para pegar ou virar alimentos quentes.

Medir Ingredientes

- Jarros e copos medidores **
Recipientes normalmente transparentes e graduados em gramas e litros, permitem medir alimentos sólidos e líquidos. Deve ter 2 medidores, um de 1 l, outro de 0,5 l
- Balança de cozinha **
Balança com um recipiente no topo, para que possa pesar alimentos Existem vários formatos de balanças.
- Colheres medidoras *

Auxiliares indispensáveis

- Tigelas ***
Absolutamente indispensáveis, podem ser de vidro ou cerâmica. Servem para misturar, bater, separar ingredientes, etc. Deverá ter, pelo menos, 3 de várias dimensões.
- Tábua de cozinha ***
Pode ser de madeira ou de material plástico. Serve para cortar ingredientes/alimentos.
- Ralador **
Existem vários tipos, mais ou menos completos, desde os que apenas servem para ralar cascas de citrinos e queijos, até aos que servem para ralar cenouras e cortar legumes em rodelas. São normalmente em aço inox, por ser mais resistente do que o plástico.
- Passador de legumes passe-vite *
Utensílio constituído por um recipiente, no fundo do qual encaixam duas lâminas sobrepostas que, accionadas por uma manivela, permitem transformar em puré determinados alimentos (batatas e cenouras cozidas, tomate, etc.).
- Passador de rede *
Utensílio de rede (plástica ou metálica), que permite escorrer, coar, peneirar ou polvilhar.
- Escorredor *
Recipiente perfurado, normalmente de plástico, que permite escorrer esparguete, legumes ou saladas.
- Abre latas e tira cápsulas **
Com várias formas, permitem, respectivamente, abrir latas e retirar cápsulas de garrafas.
- Saca-rolhas **
Permite retirar rolhas de cortiça de garrafas de vinho.
- Bases de tachos (verga ou cortiça) **
Com várias formas, materiais e tamanhos, evitam que recipientes a altas temperaturas entre em contacto directo com as superfícies onde vão ser colocados.
- Pegas em pano ou croché ***
Permitem pegar em recipientes a altas temperaturas sem perigo de queimadura.
- Rolo de cozinha **
Rolos de papel absorvente que têm inúmeras utilizações: limpar superfícies, escorrer fritos, etc.
- Frascos para condimentos *
Servem para guardar e conservar especiarias e outros condimentos, permitindo a sua boa organização e conservação. Vendidos em conjuntos ou separados.

Electrodomésticos base

- Trituradora ou picadora **
Tal como o nome indica, permite pica, triturar, ralar, alimentos. Várias formas, várias funcionalidades possíveis.
- Copo misturador ou liquidificador *
Muito útil para fazer purés e bater alguns preparados (ex. Molhos, batidos, bebidas, cremes). Várias formas, várias funcionalidades possíveis.
- Varinha mágica **
Serve para bater sopas, cremes, papas, molhos, fazer maionese, pois homogeneíza os preparados. Várias formas, várias funcionalidades possíveis.
- Batedeira eléctrica **
Permite bater claras em castelo, massas para bolos, cremes, etc. Várias formas, várias funcionalidades possíveis.
- Robot de Cozinha *
Aparelho que junta muitas das funcionalidades de aparelhos anteriormente descritos, como batedeira, varinha mágica e picadora. Várias formas, várias funcionalidades possíveis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios