Hoje vamos aprender uma receita do prato mais típico do boteco: o bolovo!
Bolovo já virou celebridade, quitute cult, é praticamente o Wagner Moura dos salgados. Já brigou com a coxinha, já superou o croquete e virou mania nacional!
Amigo do ovo colorido, ele é o salgado que todo mundo foge, afinal é altamente ligado ao piriri do dia seguinte. Geralmente, é o salgado que está mais grudado no vidro da estufa, por isso dá um certo nojinho. Mas se você fizer com carinho e sazón, fica ó-te-mo. Vamos a receita:
INGREDIENTES:
3 copos americanos de farinha de trigo (copo americano é obrigatório na cozinha de um botequeiro)
3 copos americanos de leite
1 colher de sopa de margarina
1 cubo de caldo de galinha
sal
25 ovos de codorna (para fazer 25 bolinhos)
MODO DE PREPARO:
Cozinhe os ovos e deixe-os de lado para fazer a massa.
Na panela, junte o leite, a margarina, o caldo de galinha e o sal. Quando ferver, acrescente a farinha e mexa até a farinha dissolver e formar uma bola. Cuidado: a massa pode ficar dura dependendo da quantidade de farinha. Vai colocando aos poucos até chegar no ponto. Não seja mané e siga a receita!
Quando a massa der uma esfriada (não é para deixar fria, e sim morna), unte sua mão com margarina e desça a mão na massa até ela ficar bem lisa.
Faça uma bolinha da massa e recheie com um ovo de codorna cozido (em algumas receitas, o bolovo pode ser também de ovo picado com carne moída), tomando cuidado para não deixar ar entre a massa e ovo.
Para empanar, pegue um ovo e bata com um copo americano de água. Passe o bolinho nessa mistura e depois passe na farinha de rosca, que pode ser misturada com queijo ralado. Frite em uma panela funda com quatro dedos de óleo bem quente!
0 comentários:
Postar um comentário