Ingredientes para 6 porções
2 xícara(s) (chá) de feijão preto - pode ser outro de sua preferência
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
1/2 unidade(s) de cebola picada
2 dente(s) de alho picado
1 folha(s) de louro
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
Modo de preparo
1 - Escolha o feijão, retirando todos os que estejam quebrados, murchos, secos, enrugados e as pedras, que infelizmente, costumam vir junto, às vezes, dependendo da procedência do grão. É que o feijão é seco, nas fazendas em um terreiro, às vezes, um simples pedaço de chão batido. 2 - Lave bem (umas duas ou três vezes, até a água sair limpa) e coloque-o de molho em água que o cubra, de um dia para o outro. Esse passo é importante, principalmente quando o feijão estiver mais velho e mais duro, pois vai amolecê-lo e você economizará tempo no cozimento. 3 - Leve o feijão ao fogo em panela de pressão, com a folha de louro e água (o suficiente que cubra) por cerca de 30 minutos. Esse tempo pode variar, dependendo do tipo e do tempo de colheita do feijão. Se não tiver panela de pressão, este tempo pode chegar a duas horas. Abra a panela com cuidado. O feijão deverá estar bem macio, alguns grãos já se abrindo. 4 - Leve uma panela ao fogo. Quando aquecer, coloque o óleo. Junte a cebola e o alho picados e refogue, até que a cebola esteja transparente. 5 - Acrescente umas 2 xícaras do feijão já cozido, sem o caldo. Refogue-o e esprema-o com o auxílio de uma colher. Este processo fará com que o caldo engrosse mais. 6 - Junte umas 2 xícaras do caldo do cozimento, salgue e deixe ferver, até que esteja quase seco. Junte, então, uma xícara de água e deixe ferver mais um pouco. Este é um truque que faz com que o caldo fique mais grosso. Quando estiver na densidade que aprecia, misture ao restante do feijão cozido e estará pronto. | |
1 - Acrescente uma colher de sopa de massa de tomates ou 1/2 xícara de chá de purê de tomate ao refogado. O feijão ficará avermelhado e com outro sabor.
2 - Dê aquele sabor de cozinha da fazenda a seu feijão, usando banha de porco no lugar do óleo do refogado.
3 - Cozinhe com o feijão um pedaço de pele de porco, bacon ou a pele do bacon.
4 - No final do cozimento, experimente colocar coentro picado. Dá ao feijão um sabor diferente, principalmente para quem não está acostumado.
5 - Para preparar o refogado, no lugar do óleo, frite bacon em pedacinhos e proceda normalmente quanto ao restante.
6 - Se tiver em casa, sobrando na geladeira, lingüiça já frita, experimente acrescentá-la ao feijão, no refogado, picadinha. Mesmo sobras de carne assada poderão incrementá-lo.
7 - Se for congelar, nunca tempere tudo de uma vez, deixe para temperar na hora de servir.
0 comentários:
Postar um comentário