Casquinha de Siri

Ingredientes

1 kg de carne de siri desfiada
1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g)
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de azeite de dendé
1 colher de sopa de conhaque
200ml de leite de coco
½ xícara de cebolinha verde e salsinha picadinhas
3 fatias de pão de forma (sem casca)
½ xícara de leite
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de farinha de rosca

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare a carne do siri: Compre a carne de siri pronta que pode ser congelada ou fresca. Lave-a sob água corrente e fria, se desejar, e deixe escorrer numa peneira. Depois vire numa tigela, desfie todinha e tempere com o sal e a pimenta do reino moída.

Prepare o pão: Em um prato fundo coloque o leite e esfarele as fatias de pão de forma sem as cascas. Com um garfo misture para que todo o pão fique embebido no leite. Deixe descansar um pouco.

Prepare a mistura: Em uma panela aqueça o azeite de oliva e de dendé e ponha a cebola picadinha para dourar. Não deixe queimar, quando estiver no ponto acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Depois junte a carne de siri temperada e o conhaque e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Acrescente o pão de forma amolecido no leite, o leite de coco e a cebolinha e salsinha picadinhas. Misture tudo e acrescente a farinha de trigo aos poucos sempre mexendo. A textura deve ser cremosa.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. Para cortar mais facilmente temperos como cebolinha e salsinha use um cortador de rodinhas paralelas, é bem mais simples

Prepare as casquinhas: Coloque um pouco da mistura de siri em metades de conchas vieiras ou em conchas de porcelana ou mesmo tigelinhas. Misture o queijo parmesão ralado com a farinha de rosca e polvilhe as casquinhas. Transfira-as para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido para gratinarem por uns 10 minutos mais ou menos. Quando estiverem douradinhas, estarão prontas. Sirva quente.

RENDIMENTO: 6 porções.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios